Notícia

Curso eID e Certificação Eletrónica

Gratuito e aberto a profissionais da Administração Pública e público em geral

O Instituto Nacional de Administração (INA, I.P), o Gabinete Nacional de Segurança (GNS), o Centro de Gestão da Rede Informática do Governo (CEGER), a Agência para a Modernização Administrativa, I.P. (AMA) e a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) desenvolveram em conjunto o Curso de Identificação Eletrónica (eID) e Certificação Eletrónica, uma formação destinada aos profissionais da Administração Pública e público em geral, com o objetivo de informar, sensibilizar e consciencializar para as temáticas da certificação eletrónica.

Este curso é gratuito e estará disponível de 28 de fevereiro a 19 de dezembro na plataforma NAU, tem a duração de uma hora e é realizado em formato online assíncrono.

A Identificação e Certificação Eletrónica desempenham um papel crucial na construção de uma sociedade digital segura e eficiente. O seu uso proporciona aos cidadãos a confiança necessária para realizar transações e atividades online, que trazem ganhos na agilização dos processos, redução da burocracia e garantia da autenticidade e integridade das informações eletrónicas.

Quem frequentar esta formação vai aprender como podem tirar partido das possibilidades dadas pelo Estado Português no âmbito das temáticas da certificação eletrónica, tais como a identificação e a assinatura eletrónica, através do Cartão de Cidadão, Chave Móvel Digital e serviços de confiança fornecidos pela Entidade Certificadora Comum do Estado. Por seu turno, esta aprendizagem visa, em última instância, que os próprios profissionais da Administração Pública sejam, junto da população em geral, promotores desta mensagem das possibilidades e dos benefícios do uso da certificação eletrónica no seu dia-a-dia.

O curso está organizado em 6 módulos, que abordam temáticas como: o enquadramento legal geral, o Sistema de Certificação Eletrónica do Estado, o Certificado Digital, uma PKI (Infraestrutura de Chave Pública) e reconhecer as suas componentes, as Normas de Qualificação de Prestadores de Serviços de Confiança e o papel dos Organismos de Avaliação da Conformidade.

Este curso está inserido num programa de formação composto por mais três cursos sobre esta temática, que serão anunciados brevemente. Este programa é uma resposta estratégica à importância crescente da segurança cibernética e eficiência na administração pública, refletindo esta iniciativa um compromisso, assumido pelas entidades parceiras, em impulsionar a transformação digital e promover práticas seguras na era digital.

Garanta já o seu lugar e inscreva-se.


Temas relacionados

Notícias

Workshop do projeto PETRUS

O Gabinete Nacional de Segurança (GNS), enquanto Competent PRS Authority (CPA) organizou nos dias 31 de maio e 1 de junho um workshop de divulgação dos resultados do projeto PETRUS e do serviço PRS (Public Regulated Service) como um todo. ...

Fale conosco!

Está interessado nos nossos serviços?

Seta com indicação para cima