Notícia

Workshop do projeto PETRUS

O Gabinete Nacional de Segurança (GNS), enquanto Competent PRS Authority (CPA) organizou nos dias 31 de maio e 1 de junho um workshop de divulgação dos resultados do projeto PETRUS e do serviço PRS (Public Regulated Service) como um todo.

O evento contou com a participação de 66 delegados, em representação de cinco 5 países (PRT, ESP, ITA, FRA, BEL), bem como representantes da EUSPA e do GSMC (GALILEO Security and Monitoring Center). A delegação nacional, além dos representantes do GNS, contou ainda com delegados do MDN, MAI, Marinha, Exército, Força Aérea, GNR, PSP, SIRESP, SSI, SIRP, INEM, ANEPC e das empresas Deimos, Edisoft e GMV.O serviço PRS, baseado na constelação GALILEO é um serviço de posicionamento e tempo extremamente preciso, que providencia ainda aos utilizadores elevada resistência às interferências (intencionais ou não), bem como a capacidade de controlar o respetivo acesso através de encriptação.

O workshop permitiu ainda iniciar a divulgação da próxima fase de testes ao serviço PRS (Projeto PHOENIX - a lançar pela EUSPA no final de 2022) onde o GNS, enquanto Competent PRS Authority (CPA) para Portugal, assegurará a coordenação da participação nacional.


Fale conosco!

Está interessado nos nossos serviços?

Seta com indicação para cima