Saltar para os conteúdos

Notícia

Projeto DISCRETION

O Gabinete Nacional de Segurança, juntamente com o Estado-Maior General das Forças Armadas estiveram envolvidos na elaboração de alguns dos requisitos operacionais deste projeto ganhador, no planeamento e execução da experiência de transmissão quântica que decorreu em 30 de junho de 2021 juntamente com a Universidade de Aveiro (UA), do Instituto de Telecomunicações e Departamento de Eletrónica Telecomunicações e Informática (DETI) , O Instituto Superior Técnico e a DEIMOS.

Esta experiência constituiu-se como uma ação de preparação nacional para o projeto Discretion, que se iniciou no passado dia 12 de janeiro de 2022, liderado pela Deimos Engenharia, a filial da Elecnor Deimos em Portugal. O projeto será desenvolvido por uma equipa composta também pelo Instituto de Telecomunicações (IT), Instituto Superior Técnico, Altice Labs e Adyta Lda. (todas entidades portuguesas), Telefonica Investigación y Desarrollo S.A.U., Universidad Politécnica de Madrid (ambas de Espanha), Austrian Institute of Technology GmbH e Nextworks, de Itália. Este acontecimento foi relatado por diversos OCS podendo ser visualizado neste link uma notícia sobre este tema: Lisboa recebe arranque de projeto para desenvolver redes de comunicação quântica para cenários de defesa.


Temas relacionados

Notícias

Workshop do projeto PETRUS

O Gabinete Nacional de Segurança (GNS), enquanto Competent PRS Authority (CPA) organizou nos dias 31 de maio e 1 de junho um workshop de divulgação dos resultados do projeto PETRUS e do serviço PRS (Public Regulated Service) como um todo. ...

Fale conosco!

Está interessado nos nossos serviços?

arrow up